Diferente do que muita gente acredita, a pizza mais diferente do mundo não é a italiana, mas é a Deep Dish Pizza de Chicago.
A tradução de Deep Dish é “prato fundo”. E como ela é assada em uma forma alta, faz todo sentido ser chamada assim.
Como o próprio nome já diz, ela é uma pizza alta (que lembra até uma torta) que tem uma massa grossa e crocante e é super recheada com camadas de queijo e molho de tomate.
Hoje vamos te apresentar tudo sobre essa pizza de Chicago. Continue lendo e saiba como surgiu, como ela é feita, qual a diferença dela para pizzas tradicionais e confira dicas dos mais indicados restaurantes de Chicago onde você pode saborear essa delícia.
Como surgiu a Deep Dish Pizza?
A princípio, o primeiro registro que se tem da pizza que conhecemos hoje data de 997 d.C., em documentos encontrados no sul da Itália. Desde então, os italianos vêm aprimorando suas receitas e conquistando a todo o mundo com seus sabores.
Durante o final dos anos de 1800 e no início dos 1900, imigrantes vindos da região de Nápoles, chegaram aos EUA. Sobretudo, em pouco tempo, Chicago já era o lar de centenas de famílias napolitanas, que encontraram boas condições de trabalho e vida nas fábricas.
Nesse sentido, a próspera comunidade de descendentes de primeira e segunda gerações começaram a abrir restaurantes em Chicago que traziam as suas origens e sua cultura alimentar para o cotidiano e coração dos americanos.Mas foi somente em 1943 que a famosa Deep Dish Pizza “nasceu”. Nesse período havia a necessidade de uma pizza mais substancial, que pudesse ser considerada uma refeição completa. Foi então que o empresário e pizzaiolo Ike Sewell, um dos fundadores da Pizzeria Uno, criou essa icônica pizza super recheada de massa espessa.

Como é feita a Deep Dish Pizza de Chicago?
A famosa pizza de Chicago é feita de uma forma bem diferente da tradicional. Para começar, ela tem uma massa grossa e crocante. Pode não parecer, mas a massa é bem levinha.
Ela é feita em uma panela de aço alta (que lembra uma forma de bolo ou de torta) devidamente untada, que sustenta a forma até a hora de cortar.
Após colocar e pressionar a massa no fundo e nas laterais da panela, são colocadas diversas camadas generosas de queijo, em seguida um molho de tomate delicioso cobre todo o queijo.
Quanto ao recheio tem várias combinações possíveis, mas o mais comum serviço em Chicago é o que leva carnes italianas (como pepperoni, linguiça, etc).
Qual a diferença da Deep Dish Pizza para as pizzas tradicionais?
Existem várias diferenças entre a Deep Dish Pizza Chicago e as tradicionais. A primeira é a massa, enquanto as pizzas tradicionais tem uma massa fina, a Deep Dish tem uma massa mais grossa e é bem mais alta.
A montagem também é diferente. Na normal é espalhado primeiro o molho de tomate e, em seguida, é colocado o queijo. Na Deep Dish a ordem é inversa.
Mas é a quantidade de recheio da Deep Dish que é o grande diferencial. Como ela é alta, tem muito mais recheio que a tradicional, ela leva várias camadas de queijo e molho, enquanto a tradicional tem apenas uma camada de cada.
Além disso, a Deep Dish pizza demora mais tempo para se assar do que a tradicional.
Quais são os sabores mais comuns?
Os sabores mais comuns da Deep Dish Pizza de Chicago levam carnes italianas (como pepperoni, por exemplo), cogumelos e pimentões. Mas há várias outras combinações.
6 principais pizzarias de Chicago para provar a Deep Dish Pizza
Reunimos a seguir algumas das principais pizzarias de Chicago que servem a Deep Dish Pizza.
1. Giordanno’s
Em funcionamento desde 1974, o Giordanno’s é uma pizzaria originalmente italiana com raízes em Turim. Ela é uma das mais famosas quando o assunto é Deep Dish Pizza.
A Giordanno’s é uma grande rede e tem unidades espalhadas por vários lugares do EUA. Em todas as unidades, mesmo em outras cidades fora do estado de Illinios, é servida a pizza estilo Chicago.
Ao entrar nessa pizzaria você irá se deparar com um ambiente charmoso e que lembra a Itália. As toalhas de mesa são xadrez vermelho e branca e fotos antigas decoram as paredes.
As pizzas servidas são super recheadas com queijo, massa de tomate da melhor qualidade e a massa é crocante por fora e fofa por dentro. É uma delícia!
A mais pedida do cardápio é a Chicago Classic, que além de queijo e massa de tomate, é recheada com calabresa, cogumelos, pimentão verde e cebola.
- 730 N Rush Street, Chicago, IL 60611. Há unidades em vários locais da cidade, mas a maior e mais famosa é a desse endereço.

2. Lou Malnatis
A Lou Malnati’s é uma rede com mais de 60 unidades só em Illinois e foi fundada em 1971. Ela também conta com outras unidades em Arizona, Wisconsin e Indiana. Com tantas unidades, não é difícil você encontrar uma Lou Malnati’s durante a sua viagem para Chicago.
A massa amanteigada é a marca registrada da rede (ela se chama Buttercrest). Ela é bem diferenciada e lembra uma torta, ela é fina nas bordas e quebradiça.
A mais pedida pelos clientes da rede é a sabor calabresa, que acompanha molho de tomate e queijo.
- Rua Estadual N 1120, Chicago, IL 60610. Também existem vários endereços, mas a mais central é a que fica em Michigan Ave, próximo ao Trump Tower (410 N Michigan Ave, Chicago, IL 60611).
3. Ginos East
Em 1966 o Ginos East abriu as portas e se tornou mais uma referência da famosa pizza Chicago.
Diferente dos demais, a massa tem uma receita secreta e um dos ingredientes é o fubá. Diferente, né? E não para por aí. Ela é assada em panelas de ferro fundido e servidas diretamente da panela, bem quentinha.
Os destaques do menu incluem o Diavola (calabresa picante, manjericão e óleo de trufa branca) e o Chicago Fire (calabresa picante, pimentão vermelho e cebola roxa). Todas acompanham queijo e molho de tomate.
E ah, o local além de pizzaria, conta com uma cervejaria animada onde rolam shows de músicas ao vivo e apresentações de comédia.
- Rua Superior 162 E, Chicago, IL 60611.
4. Pizzaria Uno
Conforme mencionamos, a autêntica Deep Dish Pizza nasceu na Pizzaria Uno. Ela está em funcionamento desde 1943, sendo uma das mais antigas da cidade.
Atualmente há mais de 70 unidades em todo o mundo da rede Uno, mas a original está em Chicago.
A mais tradicional e recomendada para quem quer provar a verdadeira pizza de Chicago é a da casa, que leva queijo, molho de tomate, calabresa, cebola, pimentão e cogumelos.
- 29 E Ohio St, Chicago, IL 60611.
5. Labriola
Uma das mais novas pizzarias de Chicago é a Labriola, aberta em 2015. Apesar da pouca idade, ela é bem famosa não só pela pizza servida, mas também pela localização, no coração da Magnificent Mile.
Na Labriola as pizzas são assadas até que o queijo crie uma crosta escurinha, mas não é queimado! A casa serve o queijo com essa crosta de propósito, para deixar o sabor bem original e único.
O recheio mais pedido é o que leva queijo, molho de tomate, calabresa, pimentão, cogumelos e cebola.
- 535 N Michigan Ave, Chicago, IL 60611
6. Peaquad’s
Por fim, temos a Pedquad’s. Ela já ganhou diversos prêmios como a melhor pizza de Chicago pela USA Today, pela Yelp e pela Bon Appetit.
A Peaquad’s também tem a tradição de assar a pizza até deixar a crosta de queijo bem marrom e a massa é bem crocante. Mas ela se diferencia das demais por sua receita original de molho de tomate.
O sabor mais pedido é leva calabresa, almôndegas e giardiniera (legumes em conserva italiano). E ah, a pizza aqui também é servida em panela de ferro e chega bem quentinha na sua mesa.
Particularmente, eu não curto a pizza do Peaquad’s e não entendo o hype do local. Mas por ser uma pizzaria premiada, foi incluída na nossa lista.
- 2207 N Clybourn Ave, Chicago, IL 60614.
E aí, deu água na boca? A Deep Dish Pizza é uma das comidas mais tradicionais para provar quando visitar Chicago. Por isso, não deixe de provar durante a sua viagem!
E se vier para nossa cidade já sabe: conte com a Chicago Travel & Tours para te ajudar no planejamento da sua trip.
