Não deixe de viajar por medo de cometer erros nos EUA

Todo mundo está sujeito a cometer erro nos EUA e gafes em viagens para o exterior que podem acontecer mais do que podemos imaginar. Mas é claro que não é preciso ficar constrangido com isso. O importante, na verdade, é conhecer os costumes do local, pois assim ficará mais fácil de não cometer as temidas gafes.

O primeiro ponto que eu preciso destacar aqui e que você precisa saber, é que o comportamento das pessoas que vivem em um determinado lugar, com certeza, será diferente em várias situações, mas não é motivo para você entrar em pânico.

Por isso, eu vou dar dicas importantíssimas que vão, com certeza, fazer muita diferença na sua viagem.

erro nos eua

       Dicas de como evitar cometer erros nos EUA

A sua viagem será bem mais agradável se puder evitar as gafes. Para te auxiliar na questão de fazer uma viagem aos Estados Unidos, evitando constrangimentos, te darei a seguir uma lista com alguns dos principais erros que podem acontecer durante a sua viagem:

  • Espere por uma hostess em restaurante;
  • Evite barganhar ou pedir desconto;
  • As gorjetas são acima de 10% a 15%;
  • Podem ser levadas contas antes de fazermos o pedido;
  • É comum pedirem para comprovar a idade;
  • Remuneração para o Maleiro do hotel;
  • Não deixe de viajar por medo de errar;

Espere por uma hostess em restaurante

Uma coisa que eu percebi e que é costume nos Estados Unidos, é esperar sempre que uma hostess, ou seja, uma recepcionista do restaurante te acompanhe até uma mesa, mas isso não impede de que se preferir outra mesa ela possa fazer a troca.

Portanto, quando for tomar um simples café da manhã é melhor esperar pela hostess para que ela te conduza até a mesa, pois ela irá ficar feliz e você se sentirá especial também.

Evite  barganhar ou pedir desconto

No Brasil é comum pedir um descontinho, em vários países essa prática até é bem utilizada, mas nos Estados Unidos reparei que esse comportamento não é usual. 

O desconto até existe, porém a oferta é geralmente anunciada através do site, pelos vendedores ou ainda por algum cartaz existente na loja.

As gorjetas são acima de 10% a 15%

Sabe aquele tipo de desconto onde o vendedor abaixa o valor quando você fala que  não está interessado em um produto? Nos EUA, essa prática não existe. Sendo assim, não peça descontos seja qual for a forma.

No Brasil, a gorjeta nos restaurantes e bares geralmente é de 10% já inclusa na conta. 

Em cidades como Chicago e Nova Iorque, notei que existe uma classificação ao dar gorjeta. Funciona assim, se o atendimento foi bom a gorjeta será de 18%, se foi ótimo será de 20% e se foi excepcional de 22% ou mais.

Desta forma, se você der abaixo de 18%, ou seja, quiser dar uma gorjeta de 10% a 15%, significa que você não gostou nada do serviço. 

Esta informação é bem útil, porque imagina se você adora o serviço e por dar uma gorjeta menor pareça o contrário, não vai ser uma experiência muito positiva. 

Podem ser levadas contas antes de você pedir

Ao terminar um jantar, por exemplo, nos EUA alguns garçons costumam trazer a conta antes mesmo de pedirmos por ela, já aconteceu comigo.

Com exceções raras pode se tratar de um garçom mal educado pelo motivo do cliente ainda desejar comer a sobremesa ou até tomar aquele cafezinho.

A maioria deles, porém, está apenas querendo ser prático e objetivo, agilizando o serviço para você, pois o pensamento deles é que você pode estar com pressa e precisa de um atendimento rápido.

É comum pedirem para comprovar a idade

Reparei também que por lá nos Estados Unidos, por lei é necessário comprovar a idade de 21 anos para o consumo de bebidas alcoólicas em restaurantes, bares ou entrar em alguma balada. 

É muito importante, portanto, andar com algum documento com foto e que você possa  comprovar sua idade.

Alguns comércios são “card hard”, quer dizer, que pedem um documento até mesmo para pessoas que aparentam, claramente, serem maiores de 21 anos, que é o caso de pessoas com cabelo branco, que, com certeza, têm idades bem superiores. 

Um dos conselhos então, é sempre você andar com um documento que tenha foto e, assim, conseguir entrar onde quiser ir.

 Remuneração para o Maleiro do hotel

É muito comum os maleiros oferecerem ajuda ao chegar ao hotel. Você não tem obrigação de entregar suas  malas para eles, porém se aceitar a ajuda, ele vai esperar ser remunerado por ela como uma forma de agradecimento pela atenção que te deu.

Para este fim é bom ter um dinheiro trocado. Mas se por um acaso não tiver é recomendável que essa ajuda não seja aceita e você mesmo precisará levar suas próprias bagagens para o quarto.

Se quiser após o checkout aproveitar mais um pouco o passeio pela cidade antes de ir ao aeroporto, porém, você vai  precisar  colocar suas malas no guarda-volume do hotel.

É importante então estar preparado para pagar o maleiro, pois será ele o encarregado de cuidar da sua bagagem.

Não deixar de viajar por medo de errar

Entre todos os erros que devem ser evitados, esse é o mais importante. Não é preciso se preocupar e ter receio de viajar para o exterior com medo de cometer alguns erros ou gafes.

Para aproveitar bem a viagem, só será preciso lembrar de que a cultura muda de acordo com cada país e, portanto, esse problema pode ser resolvido facilmente obtendo informações com moradores ou profissionais locais.

Nada é tão grave como viver com medo de errar, pois você pode perder uma grande oportunidade da sua vida. Aproveite que está aqui, e planeje sua viagem para Chicago conosco.

Não esqueça de compartilhar o artigo

Explore Chicago do seu jeito!

Conheça o que a cidade tem de mais especial em passeios preparados para que você se divirta com tranquilidade nas férias.
Explore Chicago em tours personalizados para você!
Receba um pack de vídeos com dicas sobre Chicago
Categorias
Pesquisar

Mais lidas

Continue lendo artigos relacionados

Pesquisar