Bem vindos à segunda parte do guia para “Turista de primeira viagem”
A princípio são tantas as dúvidas e receios que envolvem os preparativos de uma viagem Internacional, portanto nesse post darei continuidade às dicas de viagem que comecei no Turista de Primeira Viagem – parte 1.
Lembrando que este post é destinado às pessoas que nunca realizaram uma viagem internacional e que não falam inglês.
Guia para turista – A Bagagem de mão
De antemão, não é permitido transportar liquidos ou substância em forma de gel na bagagem de mão que não estejam em um saco pequeno ziploc.
Em outras palavras, a regra fala que qualquer líquido que vc trouxer na bagagem de mão, tem que estar em um frasco com capacidade de até 100ml, e todos os frasco tem que estar dentro de um saco de ziploc com zíper.
Retirem também qualquer objeto cortante da bagagem de mão, caso contrário o mesmo será confiscado no momento de embarque.
Eu aconselho a trazer creme dental (daqueles tamanho miniatura) na bagagem de mão, mas claro dentro do saquinho de ziploc. Apesar disso, escova de dente não precisa ficar dentro do ziploc, afinal, nada melhor do que um hálito fresco, não é mesmo?
Guia para turista – Imigração nos EUA
Em seguida, no avião, irão lhe entregar dois formulários. Porém, se você tiver dúvidas quanto ao preenchimento, pergunte a algum comissário que fale português. Em um dos formulários você terá que preencher o endereço de onde ficará hospedado (tenha esse endereço em mãos).
Ao passo que o avião pousar nos EUA, siga o fluxo até a fila de visitantes (VISITORS em inglês). Tenham em mãos uma caneta quando estiver na fila, pois você provavelmente terá que preencher alguma informação a mais.
Quando estiverem na fila ou dentro da área de imigração, não é permitido tirar fotos ou utilizar aparelho celular.
Para ganhar tempo, durante o tempo que estiver na fila, olhe na cabine dos oficiais, e você encontrará um adesivo explicando como fornecer as impressões digitais. O adesivo explica claramente qual dedo você deve colocar primeiro, segundo, etc.
Então, memorize qual a posição do dedo, pois a entrevista costuma ser tão rápido que ás vezes as pessoas acabam ficando nervosas e se esquecem. Se o dedo estiver suado, o oficial irá pedir para você limpar e coloca-lo novamente.
Procure ter todos os documentos em mãos, tais como passagem de volta, reserva de hotel, carta convite (caso tenha uma), formulários e passaporte.
Depois da impressão, ele irá tirar uma foto sua, e lhe devolverá os documentos. O oficial te fará algumas perguntas, fale sempre a verdade. Procure não ficar nervoso, esse é o grande segredo, e em todos os casos fale sempre a verdade.
O próximo passo é pegar as malas na esteira. Depois que estiver com as malas em mãos, você terá que passar por um último oficial para entregar o formulário onde pergunta se você está trazendo algum tipo de alimento perecível, ou coisa do tipo.
Conexão nos EUA
Caso você faça conexão entre os aeroportos dos EUA, as regras dos detectores de metais são diferentes das do Brasil. É necessário tirar o sapato e colocá-lo dentro da bacia que eles fornecem, quando passar pelo detector você deverá estar descalço, não é necessário tirar a meia.
Coloque em uma outra bacia o ziploc com os líquidos, moeda, cinto com fivela, e depois coloque as bacias na esteira juntamente com a sua bagagem de mão. Se você estiver transportando laptop, será necessário tirá-lo da mala, colocá-lo em uma bacia na esteira.