Natal em Chicago

As vitrines já estão decoradas, músicas natalinas contagiam as pessoas nas lojas, luzes de Natal iluminam a cidade, e a neve cai para enfeitar ainda mais a paisagem. Durante o mês de Dezembro, Chicago é tomada pela magia do Natal. A cidade fica literalmente como nos tradicionais filmes Americanos de Natal.

O Natal começa oficialmente após o feriado de Thanksgiving. Mas como o comércio sempre procurar tirar vantagens das compras, é possível encontrar enfeites de Natal até mesmo antes do Thanksgiving.

O final de ano em Chicago é bem nostálgico. Diferente das cidades do Sul dos Estados Unidos, no Natal de Chicago é possível ver e sentir o espirito natalino em cada esquina da cidade. A neve acaba sendo o grande diferencial entre as cidades do Sul e do Norte dos EUA. Por alguns dias, a neve deixa de ser problema, e torna-se personagem coadjuvante dessa festa. Esse ano, os habitantes de Chicago estão super empolgados, pois teremos um “Natal Branco”. Irá nevar na véspera e no dia de Natal. Diferente do que muitos pensam, não é todo ano que neva na semana do Natal, portanto, não é sempre que temos o tão esperado “Natal Branco”.

Existem vários shows e atividades para se fazer no final de ano em Chicago. Programações que vão desde de shows da Broadway, corais natalinos, teatros e festas. Esse ano, um dos locais mais visitados é a praça localizada em frente a prefeitura. Neste local acontece uma espécie de feira natalina, com venda comidas, presentes, etc. O evento me lembra muito as tradicionais festas juninas, mas ao invés de barraquinhas vendendo quentão, as pessoas encontram chalés no estilo Europeu vendendo vinho quente da Alemanha, servido em canecas no formato de sapato de Papai Noel. Além disso, é possível encontrar chalés vendendo cachorro-quente, castanhas caramelizadas, biscoitos, panqueca belga, etc.

Para os amantes de shows e musicais, Chicago possui em torno de 10 musicais natalinos e outros tantos em corais natalinos e sinfônicas. Mas se você, assim como eu, gosta de conhecer mais da cultura e do cotidiano dos habitantes locais, a melhor forma para saber como os habitantes de Chicago festejam o Natal é através de ONGs e igrejas. Os EUA é muito forte em igrejas protestantes, assim como o Brasil é forte no catolicismo. Portante, se você deseja apreciar uma linda apresentação de Natal, nada melhor do que se aventurar por algumas das mais famosas igrejas protestantes de Chicago. Os shows nas igrejas são de nível profissional, a performances geralmente começam a ser ensaiadas três a quatro meses antes do Natal. No subúrbio, as igrejas também organizam grupos de coral que batem de porta em porta para saudá-los com música natalina, em algumas das vezes, eles fazem passeatas com velas na mãos. Igualzinho aos filmes Americanos de Natal. A maioria das igrejas se mobilizam para ajudar os necessitados nessa época, até mesmo as igrejas de bairros mais pobres. Hoje mesmo, estive em coral de uma igreja de negros, trata-se de um dos corais mais famosos da cidade (em torno de 100 a 200 membro no coral). E o dinheiro arrecadado com a entrada era para ajudar na bolsa de estudos de jovens negros.

Durante os meses de novembro e dezembro oferecems o city tour das luzes natalinas. Confira o roteiro e valores em nosso catálogo de produtos. Durante o tour visitamos vários pontos turísticos que ficam ainda mais lindos quando enfeitados com as luzes natalinas.

Desejo a todos os meus leitores, um Feliz Natal e próspero Ano Novo. Que o ano de 2011 seja repleto de paz e saúde! Boas Festas!

Quantos dias devo ficar em Chicago? Previous Article Clima em Chicago mês a mês Next Article