Algumas pessoas solicitaram recentemente informações sobre cursos de Inglês em Chicago.
Existem várias formas de estudar inglês em Chicago, e existem cursos para diferentes alunos e objetivos. Seria praticamente impossível postar sobre todos os cursos de inglês em um post, por esse motivo resolvi dividir esse post em 5 partes, sendo elas:
Curso de Inglês com visto de estudante – Esse tipo de curso é destinado à pessoas que ainda estão no Brasil e possuem interesse em vir para Chicago apenas com o intuito de estudar inglês. As escolas particulares de Idiomas em Chicago fornecem toda a assistência e documentos necessários para o estudante tirar o visto de estudante, moradia e dicas sobre a cidade. As aulas são período integral (geralmente das 9 da manhã as 3 da tarde) e o aluno tem a opção de escolher um curso específico (como Business, medicina) ou fazer um curso regular com ênfase em conversação, gramática e escrita.
Curso de Inglês no College – College é como a Faculdade no Brasil, a única diferença é que além do curso superior, eles também oferecem cursos profissionalizantes (como o SENAC). Os Colleges também fornecem cursos de inglês, conhecidos por ESL (English as a Second Language), e geralmente são gratuitos. No entanto, eles não fornecem documentos para o aluno tirar o visto de estudante (pelo menos para o curso de ESL gratuito). É necessário já esteja morando em Chicago, e que o mesmo comprove residência. É uma ótima idéia para pessoas que se mudaram para os EUA, e não fala inglês fluentemente, não para pessoas que ainda estão no Brasil. Por ser gratuito, o curso é bem mais fraco do que as escola particulares, mas se o aluno tiver sorte em pegar um ótimo professor, a qualidade pode ser tão boa quanto a uma escola de Idiomas Os cursos gratuitos são somente os quatro primeiro níveis, depois do quarto nível, o aluno precisa pagar uma taxa pequena para então prosseguir para o nível avançado.
Cursos de Inglês Acadêmico – Esse curso é voltado para pessoas que possuem um inglês intermediário, mas pretendem aprimora-lo para ingressar em uma Universidade Americana. Entre todos os cursos, esse é o mais intenso, e na minha opinião com o maior aproveitamento. Todos os alunos possuem um objetivo, o que torna as “brincadeiras” em sala de aula praticamente uma raridade. As matérias são especificas, e possui o intuito de preparar o aluno para o puxado ritmo de uma faculdade Americana. Os cursos são oferecidos por Universidades, e eles fornecem assessoria para adquirir o visto de estudante, mas em alguns casos, o aluno tem que se comprometer a fazer o curso superior na Universidade em que estiver estudando inglês.
High School – Destinado a adolescentes que estão no Ensino Médio e já está familiarizado com o idioma, mas que pretendem aperfeiçoar ou ficar fluente. O aluno é convidado a morar com uma família Americana, que ficará responsável por ele, durante a sua estadia nos EUA. A vantagem é que o aluno aprenderá matérias típicas de Ensino Médio em Inglês.
Au Pair – Foi a forma que eu vim parar aqui nos EUA. É um programa apenas para mulheres de 18 a 26 anos, para morar com uma família Americana por um período de 1 a 2 anos. A mesma é responsável e cuidar das crianças da família (como uma irmã mais velha). Além da estadia, a família paga parte dos seus estudos e passagem. Esse é único programa, que a pessoa não tem como saber se irá morar em Chicago ou não.
Fiquem atentos aos próximos posts, pois aos poucos estarei postando matérias referente a cada modalidade. Fornecerei informações sobre as escolas que oferecem esse tipo de curso, quanto custa, contato, etc.
Caso tenha dúvidas, sugestões ou pedidos… por favor deixe um comentário.