Skip to main content

Segurança

Chicago é uma cidade segura, a região onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade é extremamente segura, e bem iluminada. Em Chicago é possível caminhar nos parques a noite, na praia, ou até mesmo de madrugada. A policia aqui costuma ser bem eficaz, o que diminui bastante o índice de criminalidade.

Mas Chicago é também uma cidade muito segregada, e isso às vezes me preocupa, pois isso acaba criando um certo preconceito racial. Não dá para generalizar, mas na prática os brancos moram na região norte, os negros na região sul, os latinos na região oeste, os Polacos no extremo norte, Gregos e Italianos no sudoeste de Chicago. Enquanto você estiver no centro de Chicago ou nas áreas de turismo, você estará seguro. Mas evite visitar bairros nas extremidades da cidade a noite.

Uma coisa que é muito marcante nos bairros da cidade é a mudança drástica de bloco para bloco. Em um bloco a cidade é limpa bonita e segura e no bloco seguinte a paisagem muda drasticamente. Eu por exemplo, moro praticamente na divisa de um bairro. Onde more é tudo verde, limpo, seguro… mas duas quadras abaixo da minha casa, a imagem muda drasticamente.

Já o subúrbio de Chicago, é super tranquilo e seguro. Algumas pessoas chegam a durmir com as portas e janelas abertas. Ou às vezes deixam vidros dos carros abertos quando estacionado na calçada. As janelas não possuem graces e muito menos portões. Meu pai trabalha em uma concessionária no Brasil e ficou surpreso ao ver mais 500 carros expostos no estacionamento de uma concessionária a noite e sem grades de proteção.

Brasileiro que já viajou pelo Brasil a fora sabe driblar questões como segurança em Chicago, mas como manda o figurino, evite andar “dando sopa”. Procure guardar suas câmeras, e se você não fala inglês evite encarar as pessoas na rua.

Hospedagem em Chicago Artigo anterior Navy Pier Artigo seguinte