Dia de São Patrício em Chicago

Rio Chicago verde, desfiles e festas irlandesas destacam a cidade como um dos melhores destinos para comemorar o Dia de São Patrício

Com forte influência dos imigrantes irlandeses, Chicago comemora anualmente o St. Patricks Day (Dia de São Patrício, em inglês) em grande estilo. Embora 17 de março seja a data reservada em homenagem ao padroeiro da Irlanda, a cidade conta com celebrações o mês inteiro.

Dentre as atividades, a mais icônica é, sem dúvida, a Dyeing of the Chicago River, na qual o rio homônimo a metrópole é pintado de verde! Para chegar à coloração esmeralda, é utilizada uma tintura vegetal que não agride o meio ambiente, composta por uma fórmula “secreta”. O ritual ocorre há cerca de quarenta anos, e é conduzida no sábado anterior ao Dia de São Patrício, ou no próprio dia 17, caso a data coincida com o último dia da semana. Esse ano a coloração do Rio Chicago será no dia 12 de março ás 09:00.

Recomendada para toda a família, a coloração do curso d’água reúne uma média de 400 mil expectadores. Geralmente, esse público segue para a Chicago St. Patrick’s Day Parade, reconhecida como um dos maiores desfiles da comemoração nos Estados Unidos – onde a festividade é muito popular por conta da grande incidência de descendentes de imigrantes da Irlanda no país – que conta com muita música, dança e outras manifestações culturais.

Além das festas de rua, há diversos  pubs por toda a cidade, que consolidam a data como um dos mais importantes festivais em Chicago.

Um pouquinho de história

A chegada dos irlandeses em Chicago data o começo do século XIX, período em que os Estados Unidos recebeu um grande fluxo de imigrantes da ilha europeia, motivados pela desfavorável situação política e econômica de sua terra natal.

Contudo, de acordo com a historiadora Ellen Skerrett, diferente dos grupos que se estabeleceram em cidades como Nova Iorque e Boston, os nativos da Irlanda desde cedo costuraram sua influência política e social em Chicago, fruto de sua participação direta na construção da via fluvial Illinois and Michigan Canal – fator importante que levou ao florescimento da cidade.

Desde então, sua cultura, religião (inclusive os conflitos entre os católicos e protestantes herdados do outro lado do Atlântico) e filosofia fazem parte do alicerce político, social e econômico da maior cidade de Illinois.

 

Vantagens de Contratar um guia brasileiro em Chicago Previous Article Passeio de Helicóptero em Chicago Next Article