Skip to main content

Transporte Público

O transporte público em Chicago, conhecido como CTA (Chicago Transit Authority) é bem funcional. Os meios de transportes do CTA incluem trem e ônibus.

Os ônibus são bem confortáveis, e tem ar condicionado no verão e aquecedor no inverno. Para facilitar a localização, praticamente todos os ônibus apresentam um painel na frente indicando o nome da próxima parada. Geralmente os nomes das paradas são os nomes das ruas que fazem cruzamento, por exemplo Michigan & Erie. Os ônibus circulam em sentido Norte/Sul ou Leste/Oeste, portanto não existem ônibus para um específico bairro. Em um único bairro, é possível encontrará inúmeros ônibus, cada um circulando em um sentido diferente.

Os trens de Chicago, apelidado de “L”, são antigos e um tanto lentos (comparado ao metrô de São Paulo), mas mesmo assim são orgulho para os moradores de Chicago, por causa do seu valor histórico. O motivo do apelido “L”, é porque alguns trens percorrem parte do trajeto é suspenso (Elevated Train) e parte do trajeto subterrâneo (subway). Os trajetos são destinguidos por cor, tais como azul, rosa, laranja, vermelho, verde, marron amarelo e roxo. Exceto pelo trem amarelo, todas as demais cores se encontram no Loop, um quadrado que demarca o centro de Chicago. Durante o percurso que os trens fazem no Loop é possível mudar de trem (baldiação) gratuitamente ou pegar um ônibus na frente da estação pagando apenas $0.25 a mais.

O valor do trem é de $2.25 e do ônibus $2.00. Se você pretende andar bastante de ônibus durante a sua estadia em Chicago, eu recomendo comprar o Unlimited-Ride Pass. O unlimited Ride pass, é um vale-trasporte que lhe permite andar de trem ou ônibus o quanto quiser pagando apenas $6.00 por dia. O CTA oferece vale tranporte de 01, 03, 07 e 30 dias. O mesmo pode ser adquirido nas estações de trem. Maiores informações no site CTA

Sugestões: Mesmo que você não tenha intenções de usar o ônibus com muito frequencia, é recomendável comprar um cartão CTA e colocar algum crédito. Pois os ônibus não possuem cobrador, e o dinheiro é colocado em uma máquinha, que não devolve troco. Ou seja, , terá que pagar a mais pela corrida caso você não tenha trocado. Não deixe de usar o google maps para planejar a sua viagem de ônibus ou trem.

Não esqueça de deixar o seu comentário ou dúvida.

John Hancock Building Artigo anterior Feira de canetas antigas em Chicago Artigo seguinte