Skip to main content

Gorjeta

Quanto dar de gorjeta? Como não temo o hábito de dar gorjetas no Brasil, essa é a pergunta que mais ouço quando saio com um turista Brasileiro. A verdade é que o valor da gorjeta varia de Estado para Estado, mas na maioria dos casos o sugerido é 18%.

Vale lembrar que os garçons e baristas ganham um salário mínimo e muitos dependem da gorjeta para viver. Por isso, é totalmente indelicado ir a um restaurant e não dar gorjeta. Um detalhe importante, o valor de 18% é apenas para garçons que atendem na mesa. Se você fizer o pedido e receber a comida de uma atendente no balcão, o valor da gorjeta pode ser menor. Nesse caso há sempre uma latinha para gorjetas na frente do caixa, e os clientes costumam a deixar $1, ou valor o que receber como troco.

Como pagar? Se você estiver pagando a conta com o cartão de crédito, no comprovante de pagamento, acima do campo de assinatura, você encontrará a palavra “tip”. No primeiro campo deve-se colocar o valor da gorjeta, no Segundo, o valor total (conta +tip). Se vc estiver pagando com dinheiro, deixe a quantia dentro do mini livro, onde foi inserido a conta.

Para taxistas o valor é geralmente de $1 a $2, dependendo do percurso, mas $1 ou $2, no caso do motorist te ajudar com as malas. Para manobrista, o aconselhável é $2 e para a pessoa que cuida do seu casaco, $1/casaco. Carregador de malas, $1/mala. Camareira, $2 a $5/noite.

Na minha opinião a gorjeta deve ser um reflexo da sua satisfação com o atendimento! Eu particularmente costumo deixar 20% de gorjeta (muito comum em Chicago). Porém em caso de um atendimento “meia-boca” eu deixo apenas 15%. Se o service deixar a deseja, apenas 10%. Houve apenas um caso, onde eu fiquei com muita raiva do atendimento e não deixei gorjeta, e ainda deixei uma nota no verso da conta com a minha reclamação.

Melhor época para visitar Chicago Artigo anterior Willis Tower (antigo Sears Tower) Artigo seguinte