Clima em Chicago mês a mês

Clima é sempre a pergunta número um aqui no blog por isso resolvi postar um artigo sobre o assunto. Para facilitar, estarei relatando o clima da cidade mês a mês e sua devida temperatura média. No entanto, gostaria de alertar que assim como no restante do mundo, o clima em Chicago está oscilando muito nos últimos meses. Portanto, esteja preparado para mudanças inesperadas.

Janeiro – O mês mais frio do ano. O inverno é bem rigoroso e pode ocorrer nevascas. Os termômetros costumam a marcar entre -10C a -1C, no entanto a sensação térmica pode chegar até a -20C. O brasileiro, acostumado a temperaturas mais brandas, pode se assustar com os números que caem ainda mais sob o efeito do vento, bastante impiedoso sobretudo nos corredores formados pelos arranha-céus do Loop.

Fevereiro – O frio continua intenso e os dias ainda são bem curtos. A maioria dos dias são cinzentos, e nos poucos dias que se tem o privilégio de apreciar o brilho do sol é por um curto período tempo, pois o pôr-do-sol no inverno costuma a ser em torno das 16:00 as 17:00 horas. Depois de alguns meses com dias cinzentos os moradores costumam a ficar deprimidos, e esperam ansiosos pela primavera.

Março – Embora o mês de março marque o fim do inverno e o início da primavera, O frio ainda incomoda quando se fica muito tempo ao ar livre. As temperaturas, variam entre -2ºC e 7ºC. Esse mês é marcado pela oscilação de temperaturas além do famoso casadinho de chuva e neve.

Abril – O frio começa a ceder e as primeiras flores aparecem no final do mês nos numerosos parques e jardins da cidade. É possível encontrar tulipas espalhadas pela Michigan Avenue. Abril é um me esperado ansiosamente pelos moradores de Chicago porque traz consigo temperaturas amenas, variando entre 3°C e 13°C. Entretanto, é também um mês de muitas chuvas, retratado na frase “April showers bring May flowers” (as chuvas de abril trazem as flores de maio).

Maio – Plena primavera. Boa época para visitar a cidade, mas os mais friorentos ainda poderão reclamar. Os dias começam a se tornar mais longos. As temperaturas amenas, variando entre 8°C e 19°C, são propícias às atividades ao ar livre. No final de Maio acontece o feriado do Memorial Day, o marco não oficial do inicio do verão. Depois dessa data, as piscinas são abetas ao público, os barcos começar a tomar conta do Lago Michigan e inicia a temporada dos eventos de verão.

Junho – É marcado pelo fim da primavera e início do verão. As temperaturas são agradáveis e os dias são mais longos. Ideal para passeios ao ar livre com temperaturas em torno de 13C a 26C. O calor que começa já convida aos programas ao ar livre e vários festivais e eventos são sediados na cidade. Dia 21 de Junho é considerado o dia mais longo do ano, com o pôr-do –sol por volta das 21:00 horas. As praias da cidade, parques e ruas costumam ser lotadas no final de semana. Os moradores de Chicago procuram aproveitar ao máximo o verão.

Julho – Quem vem a Chicago para aproveitar as ferias de julho deve estar preparado para o mês mais quente do ano. As médias, máxima de 28°C e minima de 17°C, podem não impressionar, mas a combinação de calor e umidade são uma combinação pra derreter os mais valentes. Tenha sempre uma garrafinha de água à mão para aliviar a sede.

Agosto – Considerado o dia mais úmido do ano. O calor e a umidade requer muita água, protetor solar, chapéu e sombra. A única diferença entre Julho e Agosto é a umidade. Mesmo debaixo de uma sombra o calor ainda incomoda, devido aquela sensação de clima abafado. As temperaturas variam de 17C a 27C. No entanto no ano passado atingimos 38C no final de Agosto.

Setembro – A primeira segunda-feira do mês é o feriado de Dia do Trabalho e é o marco não-oficial do fim do verão. Apesar disso, alguns dias ainda são bem quentes mas os casacos já começam a sair dos armários. Não esqueça de ter uma malha ou jaqueta para os fins de tarde e mesmo para aguentar o ar condicionado de alguns ambientes, que ainda está à toda. As médias mínima e máxima são de 12°C e 24°C.

Outubro – Assim como Março/Abril, Outubro é um mês que marca a troca de estação, portanto a temperatura costuma a oscilar muito. Pode-se fazer muito calor em um dia e esfriar bruscamente na semana seguinte. Nesse mês ocorre a famosa Maratona de Chicago. O evento foi escolhido nessa época do ano, devido a temperatura amena, mas nos últimos dois anos as temperaturas durante a maratona tem sido bem quentes, o que proporcionou muitos atletas a irem parar no hospital. No entanto a três atrás estava nevando em Chicago durante o mês Outubro. Uma coisa é certa, Outubro é marcado por ventos fortes. As temperaturas costuma a ser mais agradável e varia entre 6C e 17C. As árvores começam a apresentar o colorido do Outono, perfeito para tirar as famosas fotos de outono nos parques da cidade.

Novembro – Em Novembro as temperaturas variam entre -1ºC a 15ºC. Entretanto, podem variar consideravelmente num mesmo dia e, mais ainda, de um dia para o outro. Veja sempre a previsão do tempo antes de sair do hotel. Você vai descobrir que simplesmente olhar pela janela e ver um céu azul lindo não significa muito. Procure evitar casacos pesados, e opte pelas roupas em camadas, dessa forma você não sofrerá com as mudanças bruscas de temperatura. O vento costuma a ser bem forte nessa época do ano.

Dezembro – O mês de Dezembro é marcado pelo início do inverno rigoroso e tempestades de neve. Isso, não é motivo para impedir o visitante de aproveitar a cidade e ter o gostinho do final de ano “clássico” na cidade. Pelo contrário, são elementos que acrescentam mais ao charme da cidade nesta época do ano. Diferente dos meses de Janeiro a Março, onde os moradores torcem para parar de nevar, em Dezembro, todos esperam ansiosos pela neve e pelo tão esperado Natal branco. As temperaturas médias, máxima e mínima, são respectivamente 13ºC e –13ºC.

 

 

Categories: Clima